fbpx

Turismo e hotelaria após mais de um ano de pandemia. Veja as expectativas para este setor da economia!

O setor de hotelaria é um dos principais elos econômicos do turismo e foi um dos primeiros a sentir o drástico impacto causado pela pandemia de Covid-19. Os hotéis que são mais voltados para viagens de negócios foram os que mais sofrem a princípio, pois com tantos eventos, feiras, congressos e reuniões cancelados, logo os hotéis começaram a sentir o efeito. 

Em entrevista para a revista hotéis, o Presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), explicou que, com a queda de eventos e viagens deste gênero, mais de 90% dos hotéis cadastrados na FOHB, tiveram em sua receita uma queda de quase zero e cerca de 6% chegaram a encerrar os serviços por conta destes acontecimentos. Além disso, este setor que é responsável por um a cada dez postos de trabalho no mundo, enxugou 80% da sua contratação em 2020. 

Mesmo depois de mais de um ano de pandemia, o mercado hoteleiro ainda está com pouco expectativa sobre quando tudo irá voltar à normalidade. Muitos apostam na retomada da economia após a vacinação completa da população, mas mesmo assim, neste setor o retorno será gradativo para muitos hotéis. 

Por outro lado, as viagens domésticas se tornaram uma aposta e saída, pois muitas pessoas passaram a realizar viagens curtas e mais próximas de casa, muitas vezes evitando sair do próprio estado. Nesse ritmo, as viagens domésticas tiveram um aumento de 46% no primeiro trimestre. O mercado de agências de viagens também confirma esse aumento, com 56% mais pesquisas por destinos dentro do Brasil, muitas pessoas que não olhavam tanto para destinos dentro do país. 

A sociedade costuma se adaptar e com o turismo não foi diferente. Com a pandemia se tornando algo cada vez mais distante do fim, uma nova modalidade de turismo surgiu. Conhecida como “turismo de isolamento”, essa opção foi adotada por muitos brasileiros que escolheram um destino, com visitas bem pontuais a pontos turísticos e a maior parte do tempo em isolamento no hotel. Essa foi a saída para desestressar da rotina do isolamento em casa e correr o menor risco possível com uma “escapadinha” dessa fase ruim. 

Com todos estes acontecimentos, boa parte do setor hoteleiro também se adaptou, redobrou os cuidados com higiene, medidas sanitárias adotadas e a preocupação com o distanciamento entre os hospedes se tornou obrigatório para todos os hotéis. 

Ainda é difícil apontar uma data de retomada para estes setores, mas a esperança de muitos é que após a vacinação o mercado volte a aquecer novamente, as portas se abrirem e o turismo voltar à ativa com força, claro, ainda com todos os cuidados, que a partir de agora será constante em nossas vidas. 

Aproveitamos para ressaltar que o Portal Hotel está com todos cuidados redobrados desde o início da pandemia e que, o reforço a higienização e distanciamento também foram adotados em nosso hotel. Além da preocupação com conforto e bem-estar de nossos hospedes, a segurança e a saúde de todos também se tornaram extremamente importantes para nós. 

Saiba mais sobre o Portal Hotel e tudo que oferecemos para o seu conforto durante a hospedagem. Clique aqui e veja mais

COMPARTILHE:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

fique por dentro

de todas as novidades