fbpx

Hotel 5 estrelas: Entenda quais são os critérios para essa classificação

O setor de hotelaria segue o regulamento e legislação do Ministério do Turismo (MTur), qual estabelece alguns critérios que determinam padrões para que os hotéis possam oferecer estadia de qualidade aos hóspedes. Dessa forma, surgiu classificação dos hotéis, conhecido por estrelas.

O que qualifica um hotel ser 5 estrelas? 

Os hotéis seguem o padrão estipulado pelo Ministério do Turismo que qualifica como estabelecimento com cobrança diária pelos serviços de recepção, alojamento temporário e individual de uso exclusivo do hóspede, que pode ou não oferecer alimentação. 

Dessa forma, de acordo com a MTur, mesmo os hotéis de categoria 1 estrela, ainda precisam atender alguns requisitos mínimos de infraestrutura para oferecer serviços e sustentabilidade. Sendo assim, para subir de categoria, ou seja, adicionar estrelas ao estabelecimento, é necessário que o hotel conquiste algumas qualificações e atenda mais requisitos exigidos pela legislação.  

Como funciona a classificação 

A quantidade de estrelas de um hotel está atrelada a uma série de padrões que ele precisa seguir, mas isso não quer dizer que a quantidade de estrelas seja o único parâmetro para a escolha de um alojamento, pois hoje existem outros meios, como o próprio google e sites para busca de hospedagem, por exemplo, onde você pode comparar ofertas e comentários para avaliar a qualidade, com essa facilidade em mãos, a escolha de um hotel por quantidade de estrelas está caindo a cada dia mais em desuso, mas de forma geral, quanto mais estrelas, maior será a quantidade de requisitos atendidos.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), do Ministério do Turismo, a classificação inicia da mais básica para a mais luxuosa, simples (1 estrela), econômico (2 estrelas), turismo (3 estrelas), superior (4 estrelas) e luxo (5 estrelas). Nessa categorização estão inclusos alguns itens que os hotéis devem seguir como, por exemplo, horário de atendimento da recepção, tamanho das acomodações, café da manhã inclusos na diária, além da gestão ambiental do empreendimento, demonstrando uma gestão sustentável decorrente da sua localização.O que um hotel 5 estrelas tem 

Para receber a classificação de hotel 5 estrelas é necessário o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo MTur. Veja a seguir:

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas; 
  • Serviço de mensageiro por 24 horas; 
  • Serviços de refeições como café da manhã, restaurante e bar, com serviço de quarto e oferta de dietas especiais; 
  • Quartos com 17 m² e banheiros com 4m² e banheira; 
  • Oferecer serviço de lavanderia;
  • Oferta de roupão e chinelos em todas as unidades de hospedagem;
  • Ter disponíveis berços para bebês caso o hóspede necessite, equipamentos para aquecimento de mamadeiras e comidas e oferecer facilidades para bebês como cadeiras altas nos restaurantes;
  • Serviço de cofre em 100% das unidades para a segurança dos objetos de grande valor dos hóspedes;
  • Trocar diariamente as roupas de cama e banho;
  • Disponibilizar secador de cabelo, seja nos quartos ou quando o hóspede solicitar;
  • Disponibilizar TV por assinatura, mini refrigerador, internet e climatizador em cada quarto;
  • Estacionamento com manobrista;
  • Oferecer serviços adicionais como salão de beleza, SPA, lojas, agência de turismo, transporte especial, dentre outros;
  • Guest relation ou concierge (um tipo de secretária virtual). 

Agora que você já sabe como funciona esse modelo de classificação e o que um hotel precisa para ter 5 estrelas, venha conhecer o Portal Hotel e todo o conforto que temos para a sua hospedagem! 

Clique aqui e conheça todas as características e infraestrutura do hotel!

COMPARTILHE:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

fique por dentro

de todas as novidades