Noivar é motivo de muita celebração e alegria, mas também, vem com muitos afazeres e responsabilidades. Afinal de contas, planejar um casamento pode ser mais complexo do que a gente pode imaginar.
Por isso, trouxemos um check list de coisas que precisam estar nos afazeres dos noivos. Ele pode te ajudar a saber por onde começar e para onde ir.
(fonte da foto: noiva econômica)
Logo após a euforia do noivado, vem o desespero de saber por onde começar a se preparar. Qual serviço contratar, o local que o casamento deve ser, em que data marcar a cerimônia e outros questionamentos devem surgir.
Neste momento, o primeiro e mais importante passo é colocar tudo no papel, naquela famosa checklist de casamento, mapeando cada tarefa que você precisará se dedicar.
Antes de mais nada, os noivos devem escolher:
- A data do casamento;
- O orçamento do quanto os noivos pretendem gastar;
- O estilo do casamento e referências; (o Pinterest pode ser um ótimo local de busca!)
- O local da cerimônia e festa;
- Qual tipo de cerimônia desejam realizar (pode ser religiosa, com a atuação de um celebrante, apenas no civil ou outras formas).
Além de definir o orçamento, conversem sobre quem irá pagar o quê. Esta é uma decisão importante, assim, ninguém ficará muito surpreso com os valores. Além disso, dá mais tranquilidade na hora de se preparar financeiramente.
Checklist casamento:
- Escolher data e hora do casamento;
- Pensar em destinos para a lua de mel;
- Lista preliminar de convidados;
- Criar planilhas para preencher com os valores a serem destinados para cada serviço;
- Contratar uma assessoria;
- Reservar o local da cerimônia;
- Escolher o local da recepção;
- Contratar o buffet e/ou decidir o tipo de comida que será servida durante a cerimônia;
- Criar uma pasta física ou no computador, para armazenar todos os documentos.
Neste momento é importante definir seu vestido de noiva e começar a pesquisar os acessórios que irão complementar seu look, como brincos, cordões, véu, grinalda, tiaras e sapatos. Se você tem dúvidas de qual estilo seguir, é importante pesquisar referências antes de procurar. E claro, experimentar outras opções, porque às vezes o que fica bom na imaginação, nem sempre fica realmente bonito no corpo.
Depois, é importante fechar a lista de convidados, para poder seguir para outro ponto importante: definir os convites. Se possui convidados que moram em outras localidades, invista também em um save the date, que poderá ser enviado com até 6 meses de antecedência, para que tenham tempo hábil para se programar.
E, caso tenha convidados de outras cidades, contrate um bom hotel para que seus convidados fiquem mais à vontade, tranquilos e organizados.
Os 6 meses que antecedem o casamento, geralmente marcam a metade do caminho até o grande dia. E por isso, é um momento muito importante. E deve ser planejado meticulosamente, para que no grande dia não ocorram imprevistos.
Por isso, aqui o check list é outro. Você deve:
- Iniciar os procedimentos legais;
- Contratar um Celebrante, caso a cerimônia não seja realizada numa igreja;
- Escolher o vestido definitivo;
- Escolher o traje de noivo;
- Fechar a viagem de lua de mel;
- Avaliar possíveis vacinas para a viagem, seguro viagem e outras burocracias a serem feitas;
- Escolher os convites;
- Ver opções de hospedagem para convidados (se necessário);
- Compartilhar o site do casamento com os convidados;
- Visite alguns hotéis para contratar o dia da noiva e opte por hotéis próximos à cerimônia do casamento.
Com pelo menos isso tudo definido antes dos 6 meses do grande dia, você poderá ter mais tranquilidade para deixar algumas outras coisas para a reta final. Os 30 dias que antecedem o casamento podem ser um pouco turbulentos, por isso, certifique-se de:
- Fazer degustação final com o buffet;
- Fazer prova de cabelo e maquiagem, já levando acessórios como véu e jóias para ver como tudo vai ficar;
- Imprimir todo o material gráfico da festa/cerimônia e preparar as lembrancinhas;
- Comprar o que precisa para lua de mel como roupas, remédios, guias, etc.
Agora que você já tem a check list e sabe tudo o que precisa para planejar, mãos à obra com o planejamento! Procure ajuda caso haja necessidade, para evitar momentos de estresse durante a organização. Lembre-se de que este também é um período que irá gerar muitas lembranças, por isso, aproveite o máximo que puder.
Caso tenha mais dúvidas e precise de ajuda, fale conosco.